Para entender a regra dos terços é preciso entender o que é composição fotográfica. Composição é a ordem ou organização dos elementos na foto, incluindo a posição do motivo principal e dos secundários, a textura, as cores, a combinação de formas, de modo a gerar uma imagem agradável de se ver e visualmente equilibrada. A regra dos terços é uma técnica que auxilia na composição da foto, e por ser bem simples de entender e aplicar, ela é muito útil.
O objetivo é causar um efeito melhor na foto, aperfeiçoar o enquadramento. Isso se dá através da visualização mental da foto dividida em três terços verticais e três horizontais, desta forma:
A imagem ficará dividida em nove partes iguais, e o objetivo é posicionar o assunto da foto bem nas intercessões entre as linhas:
Os pontos formados nestas intercessões são conhecidos como pontos de ouro. Sendo assim, ao invés de centralizar o assunto, ele será posicionado nestes pontos, o que dará à foto uma composição mais elaborada. O objetivo é conseguir uma maior harmonia entre os elementos da foto.
Há, inclusive, estudos que mostram que as áreas de interesse dos nossos olhos ao observar uma imagem são justamente estes pontos, e não o centro, como a maioria pensa ser. Esta regra se aplica muito bem a fotos de edificações e paisagens ou a retratos.
Dicas:
Não use somente a regra dos terços. Ela é apenas uma ferramenta, mas há muitas outras formas de encontrar uma boa composição.Alinhe a linha do horizonte na linha de baixo, se você quiser dar ênfase ao céu, ou na linha de cima, se você quiser dar ênfase ao restante da paisagem.Em uma fotografia de rosto (retrato) posicione os olhos na linha de cima, ou em uma das intercessões entre as linhas guias. Se o plano for mais aberto, posicione o rosto da pessoa na linha de cima. O mesmo ocorre para fotos de várias pessoas, coloque seus rostos na linha horizontal superior.